Seminário da Rota apresenta potencial gastronômico de MS e reforça foco na sustentabilidade

Buscando seguir o exemplo do Estado Carbono Neutro, o Seminário Internacional da Rota Bioceânica apresentou nesta quarta-feira (19) a gastronomia sul-mato-grossense e reforçou o foco local em produções, sejam quais forem, sustentáveis. Para isso, um almoço diferente foi oferecido aos participantes, brasileiros, argentinos, chilenos e paraguaios.

Ver completo

Realizado em conjunto com Sindha-MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a churrascada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo serviu para mostrar uma parcela importante da cultura regional, expressa em deliciosos pratos típicos.

Ver completo

"A exemplo do nosso Governo do Estado e buscando estar dentro de todo o regramento do ESG, buscamos uma solução totalmente ecológica, sustentável e com impacto social positivo para este almoço para milhares de pessoas", destaca o presidente do Sindha-MS e ex-presidente da Abrasil em Mato Grosso do Sul, Juliano Wertheimer.

Ver completo

Para este almoço especial foram criadas 10 estações de carnes, com carne de jacaré até o tradicional carreteiro, incluindo hambúrgueres, picanha, frango, maminha, entre outros. Também foi disponibilizado atendimento bilingue para os convidados, que tiveram acesso ao almoço através de pulseiras feitas de material reciclado, e que serão reciclados novamente.

Ver completo

Todo lixo gerado no evento terá impacto zero. "Isso cria um impacto social positivo, porque os resíduos recicláveis serão destinados a uma cooperativa e todo material orgânico vai direto para o aterro. Já o material que não pode ser aproveitado vai para o descarte, todos certificados, pesados e com geração zero de impacto ambiental. Então é mais uma ação nossa em consonância com todo o trabalho do Governo do Estado, buscando tanto o desenvolvimento econômico como a sustentabilidade para todas as nossas ações", frisa Juliano.

Ver completo

Além de dirigente setorial, Juliano é empresário do ramo e ressalta que os produtos expostos hoje são uma pequena amostra da riqueza de Mato Grosso do Sul, mostrando toda maciez e suculência da nossa carne, além do sabor único. "A gastronomia está intimamente ligada ao desenvolvimento da Rota".

Ver completo

A carne de jacaré servida é produzida sob certificação ambiental e licenciamento do Ibama. Além dela, carne bovina e alimentos da cadeia dos suínos e do frango também foram oferecidos. Vale ressaltar que as carnes estão entre os principais produtos beneficiados para exportação, tanto para a América do Sul como para a Ásia, com a Rota Bioceânica.

Ver completo

O almoço de hoje contou com o trabalho da empresa Du Bem Sustentável para implementar as ações de mitigação de impacto do lixo gerado com gestão de resíduos, economia circular e educação ambiental. Confira os números abaixo:

Ver completo

EM MÉDIA

Ver completo
  • reciclagem de 4 mil latas de refrigerante coletadas
  • 200 kg de resíduos orgânicos processados para compostagem
  • 250 kg de resíduos destinados corretamente, minimizando o impacto do solo
  • 75 kg de adubo gerado, fruto da compostagem
  • 200 kg de CO² evitado de ser lançado ao ambiente
  • 500 mil litros de água preservada
Ver completo

IMPACTO E INOVAÇÃO SOCIAL

Ver completo
  • latinhas e PET recolhidas por catadora, fomentando oportunidade de renda e economia circular
  • lacres das latinhas enviado à Instituição Abrapec para produção de cadeiras de rodas
  • pulseira para o almoço reciclável
Ver completo

Rosana Siqueira, Comunicação SemadescFotos: Dionedson Terena/Semadesc

Ver completo

[ad_2]

Ver completo

Agência de Notícias de Mato Grosso do Sul

Ver completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Corumbá - MS