Mato Grosso do Sul inicia a distribuição da vacina contra a Influenza com mais de 67 mil doses enviadas aos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Imunização, deu início à distribuição da vacina contra a Influenza no estado. Até o momento, foram enviadas 67.470 doses para 51 municípios de Mato Grosso do Sul. A remessa total de 84 mil doses da vacina chegou ao estado na última segunda-feira (24), com os municípios retirando as vacinas e os insumos na Rede de Frio estadual, localizada em Campo Grande.

Ver completo

O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destacou que o Ministério da Saúde já havia recomendado o início imediato da vacinação nos municípios que retiraram as doses. A partir desse momento, os municípios estão autorizados a dar início à campanha de vacinação contra a Influenza, que começa oficialmente no dia 7 de abril para todo o público-alvo.

Ver completo

A vacinação visa reduzir internações, complicações e óbitos causados pela Influenza, uma infecção viral respiratória de alta transmissibilidade. A campanha será integrada ao Calendário Nacional de Vacinação e ocorrerá ao longo de todo o ano, com as vacinas também sendo aplicadas durante as campanhas sazonais.

Ver completo

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos. Além desses grupos, a campanha de vacinação incluirá outros públicos prioritários, como:

Ver completo
  • Trabalhadores da saúde

  • Puérperas

  • Professores (ensino básico e superior)

  • Povos indígenas

  • Pessoas em situação de rua

  • Profissionais de segurança, salvamento e das Forças Armadas

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e deficiências permanentes

  • Caminhoneiros, trabalhadores dos Correios, transporte coletivo rodoviário, portuários e sistema prisional

Ver completo

A vacina de 2025 contém as cepas H1N1, H3N2 e B, podendo ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Ver completo

Locais e orientações:

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Para se vacinar, basta levar a Caderneta de Vacinação ou um documento de identidade com foto. A vacinação é fundamental para a proteção individual e coletiva, e todos os públicos elegíveis são incentivados a se imunizar.

Ver completo

Foto: Kamilla Ratier

Ver completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Corumbá - MS