Entre os dias 02 de janeiro e 12 de março de 2025, o Procon de Corumbá registrou 507 atendimentos, conforme levantamento divulgado recentemente. O relatório também identificou o perfil dos consumidores que buscaram assistência e os principais setores alvo de reclamações.
A maioria das queixas foi registrada por pessoas entre 61 e 70 anos (30%), seguidas por consumidores de 51 a 60 anos (21%) e aqueles com mais de 70 anos (19%). Em relação aos setores mais reclamados, bancos, financeiras e administradoras de cartão lideram a lista, representando 53% dos atendimentos. Outros segmentos com alta incidência de queixas incluem o varejo (16%), telefonia móvel e internet (13%) e concessionárias de serviços públicos como energia elétrica, água e esgoto (11%).
Além do atendimento ao público, a equipe do Procon realizou 31 fiscalizações no comércio local para verificar o cumprimento das normas de defesa do consumidor. Também foram promovidas 55 audiências de conciliação para tentar resolver conflitos entre consumidores e fornecedores.
No período analisado, algumas ações se destacaram, como orientações a comerciantes durante o Carnaval sobre a venda de produtos sazonais e pesquisas de preços voltadas a materiais escolares e mensalidades escolares, auxiliando consumidores a tomarem decisões mais conscientes.
Para 2025, novas iniciativas estão previstas, incluindo a criação do canal direto “Fala PROCON” para facilitar o contato com os consumidores, a informatização dos processos para reduzir a necessidade de deslocamentos, o selo “Empresa Amiga do Consumidor” para reconhecer boas práticas no atendimento e a implementação de uma Gerência de Superendividamento, voltada para auxiliar pessoas com dificuldades financeiras.
O Procon reforça a importância de os consumidores conhecerem seus direitos e buscarem assistência sempre que necessário.