A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu na sexta-feira, 21 de fevereiro, o Comitê de Combate ao Aedes aegypti para avaliar os resultados das ações já realizadas e definir novas estratégias para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
O encontro, realizado no Auditório do Paço Municipal, contou com a participação de representantes da Marinha, Ibama, Prevfogo, Secretarias de Educação e Infraestrutura, Procuradoria Geral do Município, Fundação do Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Vigilância Sanitária.
O secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, destacou que a Prefeitura tem realizado amplas ações preventivas e de combate ao mosquito, mas reforçou a necessidade do envolvimento da comunidade.
“Todos sabemos o que precisa ser feito para combater a dengue. A Prefeitura tem atuado fortemente, mas sem o apoio da população, não conseguiremos eliminar esse problema. A conscientização é essencial para que possamos vencer essa batalha.”
Já o procurador-geral do Município, Roberto Lins, lembrou que a legislação municipal já proíbe o acúmulo de lixo em terrenos baldios e imóveis fechados, o que favorece os criadouros do mosquito, mas enfatizou que a conscientização da população ainda é a melhor arma contra a doença.
Ações Definidas pelo Comitê
📌 Prevfogo
✅ Recolhimento de pneus em pontos críticos e mapeamento das áreas de descarte adequado.
📌 Secretaria de Infraestrutura
✅ Suporte contínuo e intensificação das ações de limpeza e combate aos focos do mosquito.
📌 Instituições de Ensino Particular
✅ Distribuição de materiais educativos sobre a importância da vacina da dengue para crianças de 10 a 14 anos.
📌 Fundação do Meio Ambiente
✅ Ponto de referência para o recebimento de pneus descartados por empresas e população.
📌 Secretaria de Educação
✅ Organização de atividades educativas sobre o combate à dengue nas escolas da rede municipal.
📌 Procuradoria Geral do Município (PGM)
✅ Acompanhamento do trabalho do Comitê e orientação em relação aos pontos críticos identificados pela Vigilância Sanitária.
📌 Secretaria de Assistência Social
✅ Inclusão de palestras sobre a dengue no calendário do CRAS, além de atividades lúdicas para conscientizar crianças e responsáveis.
📌 Marinha e Exército
✅ Disponibilização de profissionais qualificados da área de enfermagem (técnicos e enfermeiros) e de veículos de grande porte (caminhões) com motoristas para reforçar as ações.
Com esse reforço das ações e o apoio das instituições, a Prefeitura de Corumbá busca reduzir os casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A participação da população é essencial para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Com informações: AsCom PMC Fotos: Renê Carneiro