Nova liderança do COMSAN assume e sociedade pode cobrar mais transparência nas políticas de segurança alimentar

A nova liderança do COMSAN foi definida com a eleição de Lúcia Helena Coelho Vianna como presidente, representando a sociedade civil....

Com nova presidência e vice definidos, COMSAN retoma os trabalhos e abre espaço para que a população acompanhe e cobre mais eficiência nas ações de segurança alimentar

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN) passa por “uma nova fase”. Nesta semana, foi eleita a nova mesa diretora que irá conduzir os trabalhos do conselho até 2026. A mudança ocorre após o afastamento do então presidente, que deixou de compor a Prefeitura Municipal, e pela desistência da vice-presidente anteriormente designada.

Nova presidência reforça representatividade da sociedade civil e do poder público

A nova liderança do COMSAN foi definida com a eleição de Lúcia Helena Coelho Vianna como presidente, representando a sociedade civil. Ao seu lado, Victor Raphael, representante do poder público, assume como vice-presidente.

Essa composição tenta busca equilibrar as vozes da população e da gestão pública, promovendo maior diálogo nas decisões e fiscalizações realizadas pelo conselho.

O que se entende é que você cidadão poderá acompanhar as ações do COMSAN e participar dos debates sobre políticas alimentares cobrando o setor através da representante da sociedade civil.

O papel do COMSAN para a cidade

Criado pela Lei Municipal nº 1.762/2003, o COMSAN tem um papel essencial: ele propõe diretrizes para a política de segurança alimentar e nutricional, além de acompanhar e fiscalizar os programas públicos voltados à alimentação da população.

Entre suas principais atribuições estão:

  • Propor e monitorar ações voltadas à segurança alimentar;

  • Fiscalizar programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);

  • Promover a articulação entre sociedade civil e poder público;

  • Incentivar práticas sustentáveis e inclusivas na produção e distribuição de alimentos.

Você sabia? O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) incentiva a agricultura familiar e garante alimentos de qualidade para quem mais precisa usando como matéria primária os alimentos dos produtores locais!?

Por que isso importa para você, cidadão?

As decisões tomadas dentro do COMSAN impactam diretamente a vida de quem vive na cidade. Desde o que é servido na merenda escolar até os incentivos para produtores locais, tudo passa por discussões dentro do conselho.

A presença de representantes da sociedade civil e do governo fortalece o caráter democrático e participativo do órgão, assim podendo dar vós aqueles que se sentirem no direito de cobrar, reclamar ou até mesmo tecer algum acréscimo ao que eventualmente já está sendo realizado.

 Fique de olho nas reuniões e deliberações do COMSAN. Participar das decisões da sua cidade é um direito e também uma responsabilidade.

+ Notícias que você pode gostar

plugins premium WordPress