Campanha reforça combate ao assédio durante o Carnaval

A campanha “Boas atitudes fazem um bom Carnaval” busca reforçar a importância do respeito e da prevenção ao assédio durante a folia. Após a formação para aplicação do protocolo com blocos de Carnaval de rua na Capital, a iniciativa agora se estende aos municípios do interior do Estado.

Em uma série de vídeos explicativos, a psicóloga Tatiana Samper aborda como identificar e enfrentar o assédio.

Carnaval

“Pela lei, existem duas situações que devem ser evitadas e combatidas. A primeira é a importunação sexual, quando uma pessoa insiste em uma abordagem mesmo após a negativa da outra. Isso não é apenas uma brincadeira, é uma violação de direitos. Já a segunda situação envolve casos de violência que podem causar lesão, dano ou até mesmo morte. As equipes que atuam em locais previstos na legislação devem estar preparadas para agir nesses casos”, explica Tatiana.

Conscientização e prevenção

A campanha envolve a distribuição de cartazes e ações educativas em parceria com setores como bares, restaurantes e blocos carnavalescos. A iniciativa inclui orientações e contatos para denúncia e apoio.

Campanha reforça combate ao assédio durante o Carnaval

Manuela Nicodemos Bailosa, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, destaca a importância da mobilização.

“O enfrentamento e combate a todas as formas de violência passa pela prevenção. Estamos vendo o engajamento de diversos setores para garantir um Carnaval baseado na paz e no respeito”, afirma.

Com informações: Agência de Notícias de Mato Grosso do Sul Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

+ Notícias que você pode gostar

plugins premium WordPress